20/03/17

Retrox Vintage shop

Um domingo solarengo pede um passeio e, desta vez, calhou na companhia do meu pai. Íamos a percorrer a longa avenida Almirante Reis e, de vez em quando, parávamos nalguma lojinha. O meu pai soltava um pequeno resmungo, naquele seu jeito tão característico.

Por fim, acabou por apanhar o metro, cansado da caminhada mas eu, por outro lado, continuei. Estava quase no Intendente e sabia que havia algo que chamava por mim: uma loja de antiguidades - a Retrox Vintage - que, acima de tudo, vende livros do meu escritor preferido: W.Sommerset Maugham. Para quem não conhece, foi ele que escreveu "O Véu Pintado", e posteriormente foi adaptado para o cinema. 

Assim que entrei na loja, pude ver que a disposição estava toda diferente. 

- Mudou a loja! - exclamei em tom de surpresa.

O dono - ou pelo menos, supus que era um dos responsáveis - respondeu-me com um sorriso.

- Bem, é isso que dá graça, ela ser sempre diferente.



Assenti. De seguida, perguntei-lhe pela obra do Maugham, pelo que o dono me explicou que os livros foram transferidos para a MegaStore, na praça do Intendente. De grande, tem apenas o nome porque, na realidade, esta segunda loja é um cubículo. Além de grandes obras vende também discos de vinil bem interessantes. Quando me dirigi lá, atendeu-me uma rapariga muito simpática, que mais tarde percebi ser sobrinha do dono. 

Após um telefonema para o tio, percebemos que os livros que procurava estavam afinal na loja em que estivera anteriormente, a Retrox. Voltei para lá e ele mostrou-me uma colecção de livros do meu Maugham... a minha vontade era levá-los a todos, sem ter de decidir qual comprar, porque todos ficariam lindamente na minha estante. Não sendo possível, optei por dois. Enquanto me preparava para os pagar, comentei:

- Tem uma loja muito bonita. 

- Obrigado - respondeu o dono sorrindo mas, ao mesmo tempo, com um ar nostálgico, quase de tristeza. 

Saí da loja a pensar na sua história, qual terá sido a causa daquela nostalgia mas, acima de tudo, estava feliz com a compra. Anseio pela minha próxima visita. 

Imagem retirada daqui

3 comentários:

  1. Que gira loja!
    Gostei bastante de ler «O véu pintado»

    ResponderEliminar
  2. Maravilhosa! Tenho de ir conhecer <3

    Um beijinho dourado

    ResponderEliminar
  3. Não fiques porque são super confiáveis :P

    Eu adoro este género de lojas e, sem dúvida, que se encontram grandes "memórias" :D

    NEW FASHION POST | Trend Alert: Say HELLO to the NEW Minimal Style.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar

Devaneios Lisboetas. Com tecnologia do Blogger.

Vamos devanear?

devaneioslisboetas@gmail.com

Acerca de mim

A minha foto
"Eu desejava dizer muitas coisas à rapariga que roubava livros, acerca de beleza e brutalidade. Mas o que podia eu dizer-lhe acerca dessas coisas que ela não soubesse já? Queria explicar-lhe que estou constantemente a sobrestimar e a subestimar a raça humana - que raramente me limito a estimá-la. Queria perguntar-lhe como podia a mesma coisa ser tão horrível e tão gloriosa, e as suas palavras e histórias tão nefandas e tão brilhantes", Mark Zusak em " A Rapariga que roubava livros"

Blogging.pt

Blog Portugal

A devanear comigo