18/02/19

Carta para o meu "eu" de 16 anos

Passamos a vida a dizer: "Se eu soubesse na altura o que sei hoje...". Eu mesma já o disse diversas vezes e eis o resultado:

"Minha querida,

Tenho excelentes notícias para ti. Eu sei que as coisas estão uma bela merda agora no Secundário mas eu prometo que na Faculdade as coisas vão melhorar. Vais adorar o teu curso, só vais ter pena que seja tão curto. Também te vais apaixonar por lá  e digo-te apenas uma coisa: confia mais no teu instinto porque ele raramente falha. Aprendeste uma das  lições mais importantes desta vida há bem pouco tempo, a de contar sempre contigo mesma para tudo, o resto é um bónus. Essa filosofia é a base de tudo, pois vai-te acompanhar sempre. 

As pessoas dizem que podemos ser tudo aquilo que quisermos mas não é bem assim. Tu claramente já deves ter percebido que não tens grande aptidão para a Matemática e Educação Física então nem se fala. Deixa lá, não vamos ser nenhum Einstein nem vamos para os Jogos Olímpicos. Mas esse gosto que tens pelas línguas estrangeiras não é por acaso. Investe nisso, está bem? Lá está, segue o teu instinto. Tu vais acabar a faculdade com 21 aninhos e a tua prioridade vai ser encontrar um trabalho. Seja em que área for. Não vai ser fácil, mas o facto é que vais ter muitos trabalhos, todos relevantes para o teu crescimento enquanto ser humano e para adquirires requisitos que nunca imaginarias alcançar. No entanto, um dia, vais pensar que a vida tem de ser mais do que isso. Mais do que ter um trabalho é ter O trabalho! E eu garanto que o vais ter! Vais descobrir o teu propósito de vida e vais ser muito boa naquilo que irás fazer. Não acreditas pois não? Eu também demorei a acreditar mas os outros também reparam no teu trabalho. Continua a estudar, miúda! Quanto à escrita, não sei o que te diga. A verdade é que pus um pouco de lado com o passar dos anos mas prometo que vou mudar isso


Dois parágrafos depois e até vês que não estamos mal, não é verdade? Então toma a cereja no topo do bolo: vais tirar a carta de condução. E vais amar conduzir. Vais descobrir que conduzir pela auto-estrada ao final de tarde é maravilhoso. Para estacionar a cantiga é outra. E eu não disse que íamos ser milionárias portanto também não vais andar a conduzir um Mercedes nem um Lamborghini. Ainda assim será um veículo seguro não te preocupes. Alguém irá viajar eheh!

Agora as notícias menos boas. Vais conhecer  pessoas que são simplesmente idiotas. Outras que até sofrem de estupidez crónica. Faz parte, querida. Por outro lado, vais ter também as tuas pessoas. Não vão ser um grupo enorme, são apenas as suficientes. As que gostam mesmo de ti, de verdade. Vais também perceber que o teu pai sempre esteve ali para ti. À maneira dele, tu sabes. Mas esteve. A família é mesmo um pilar importante.

Sabes outra coisa? Vais usar aparelho. Sim, sim. Durante quase 3 anos. Não te preocupes que não vai doer. Bem, quando o colocares sim. No dia seguinte vais acordar como se alguém te tivesse dado um murro na boca. Mas aquela coisa de doer quando fores apertar todos os meses? Podes esquecer isso que vai ser tranquilo. O acne também vai desaparecer. Compra argila em pó e faz máscaras 2 vezes por semana que isso desaparece, por isso, come chocolate descansada está bem? E esse cabelo eu sei que já estás fartinha dele... mas depois de uma ondulação ele vai ficar com mais volume e vais andar a divar pela rua. 

Não tenho todas as respostas para as tuas perguntas mas espero ter-te acalmado de alguma forma. Vamos ficar bem. Talvez eu é que de esperar mais uns anos pela minha próxima carta."

3 comentários:

  1. É incrível como há tanta coisa a mudar. Por vezes, chega mesmo a ser surreal aquilo que pensávamos que seria a nossa vida. Mas, por mais cliché que seja, sinto que tudo acontece no momento certo; sinto que, se soubéssemos certas coisas previamente, se calhar, não iríamos compreender com a mesma maturidade

    Que bom ver-te de volta :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, linda :)

    isto é um momento de introspeção incrível. Sou fã deste género de escrita :D
    tenho a certeza de que ela está orgulhosa de ti neste momento :D

    NEW GET THE LOOK POST | WEEKLY TREND: THE CARAMEL!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  3. Tenho de fazer este "exercício" a ver o que sai da minha carta (= adorei!

    ResponderEliminar

Devaneios Lisboetas. Com tecnologia do Blogger.

Vamos devanear?

devaneioslisboetas@gmail.com

Acerca de mim

A minha foto
"Eu desejava dizer muitas coisas à rapariga que roubava livros, acerca de beleza e brutalidade. Mas o que podia eu dizer-lhe acerca dessas coisas que ela não soubesse já? Queria explicar-lhe que estou constantemente a sobrestimar e a subestimar a raça humana - que raramente me limito a estimá-la. Queria perguntar-lhe como podia a mesma coisa ser tão horrível e tão gloriosa, e as suas palavras e histórias tão nefandas e tão brilhantes", Mark Zusak em " A Rapariga que roubava livros"

Blog Portugal

A devanear comigo